terça-feira, 29 de abril de 2008

Nota de Agradecimento ao Dr. Mabuse




Mabuse não mata. Mabuse faz com que os outros queiram morrer.

agora estou feliz
(minhas mãos parecem enormes)

eu era sem pai eu era sem mãe
só sabia de mim à boca pequena
e pintada dos cabarés eu me esgueirava
o tempo inteiro por Weimar por que
eu me esgueirava o tempo inteiro?
estas coisas já não estão mais tão claras
na minha cabeça

mas a coisa mais bonita que existe é descobrir
que de fato existe algo existe alguém
daquele lado onde antes não havia nada
– apenas muros
eu me esgueirava – pronto
pra te varar de ponta à ponta
antes que você passe tua próxima descompostura
a alguém
eu era sem pai eu era sem mãe
eu era sem um dos braços
eu verminava a Vaterland
com minha difusa filiação
Mabuse me ensinou as alegrias da poesia
QUIETA

eu me ergo
Mabuse não dá tento a nada que não seja
EXPRESSAMENTE lírico
Mabuse é uma manteiga derretida no fundo no fundo
veja bem aquele velhinho você acha mesmo que ele poderia fazer mal a alguém?
VOCÊ ESTÁ EQUIVOCADO
Mabuse é um humanitário
ele está bastante preocupado com os idos do mundo
nós confeccionamos uma bandeira
nós fomos a um baile

a coisa mais bonita que existe
é alguém com presença de espírito o suficiente pra te olhar de chapa
nos olhos e te chamar dissoluto cachorro imprestável mau-caráter vacilão
quem você pensa que é?
tua alma

eu só sabia de minha alma
à boca pequena pintada urgente
dos cabarés
tantas noites passei arfando
porque me faltava o sopro
o próprio sopro
do ser

Mabuse afinal
me devolveu minha alma
minha alma

minha

e agora que eu tenho uma alma
eu sei muito bem o que fazer

segunda-feira, 21 de abril de 2008

Geórgia


Uma precisão, mais ou menos, que fizesse prevalecer o sentimento, que não estivesse num disco, nem num livro, mas em mim, só em mim, que eu não precisasse sair de mim para buscar. Bobagem, também não é isso. Nem é só ver, minutar, descrever, até porque nisso sou um desastre. Sonho também não é. Mas é o que mais se aproxima do “modos operandi”. Pesadelo, isso sim, isso sim é exato, definitivo. Eu existo um longo pesadelo sem clarividência, sem nada, nada eivada de ventos sinistros nem dragões nem vampiros, ora, nada, absolutamente nada, é como se fosse um dia qualquer, mas é pesadelo, porque eu sei que é pesadelo. Prosaico, cinza. Caracterizado apenas por uma vontade louca muito lúcida de acordar. De vir à tona. De dizer: bom dia, amor, quer café?
(do conto "A Desatenção")

domingo, 20 de abril de 2008

Ana C.


"Acabo de fazer uma grande descoberta. Se olho fixamente para um objeto qualquer durante algum tempo, esse objeto não se move. Pelo contrário fica exatamente na mesma posição que antes. Esse fato me levou a algumas considerações extraordinárias. Estou convencida de que se trata de um processo nunca antes pensando pelo ser humano. Preciso de tempo para desenvolver minhas pesquisas."
(Ana Cristina Cesar)

Muito afinado à cara dura. Tem um nome: deadpan. O rosto vinca ao de leve, rindo de quê? O tapete puxado das colocações mais bestas. Por exemplo: "grifo meu". Não te parece engraçado? O grifo ser meu? Certas palavras, topo com elas nos livros (eles despedaçam), faço listas: repto, autóctone, bem-estante. Vou dar de presente pra ele. Vou dar de presente pra ele. Eu chego valsando, pastinha debaixo do braço, um dossiê, uma investigação minuciosa acerca do adjetivo "esgarçado". Tem um esgar. Esgar lembra caveira. Esgar não é sorriso, é sorriso de caveira. Isso eu também li num livro, não me lembro qual. Esgarçado é lençol gasto, paletó puído, pano/tela de camisa-de-força depois de muito debater-se, os buracos por onde a gente usa se vender. Esgarçada é a pele em Beckett. Vou dar de presente pra ele. Traz um sorriso de morte (em si). É incrivelmente aberto, e aberto para o nada. Não te parece engraçado o grifo ser meu? Tenho visto muitos documentários sobre múmias, ultimamente. Uma pá de documentários sobre múmias. Eu ligo a tevê, só passa documentário sobre múmia. Múmia da China, múmia do Egito, múmia da puta que me pariu. Quem foi essa gente que fez tanta questão de passar seus mortos adiante? Legado. Testamento. Você sabe do meu fascínio com fantasmas. Todas as minhas fichas estão na arte do espanto. Você faça disso o que quiser e bem entender. Você não faça nada, que essa instância é última. Esse fogo de entesourar meus mortos, eu renego. Agora eu faço recortes, babe. Ajeito a gola da camisa, me dou inteiro a uma miríade de gestos sem muito som nem muita fúria, só o meu quinhão, que está bastante. É grau zero, te contei? Um bom jeito de dizer é: sigo sem valsa. Meu sumiço é sem valsa. Positivamente sem valsa. Meu sumiço é meu comigo mesmo. Vou dar de presente pra ele. Vou dar de presente pra eles. Dá e passa.

sábado, 19 de abril de 2008

Rented Rooms



We can't afford the time to sit and cry
Or to wonder why
There's only days in between
There's just tomorrow
(Tindersticks, "Rented Rooms")

quinta-feira, 17 de abril de 2008

Klaus, 2


Outro trecho do "Klaus".
Dulce está abandonando seu marido, Alberto.

DULCE
(...) Me queira bem.
ALBERTO
(Irônico, porém doce) Isso é uma ordem?
DULCE
(Pausa. Depois, seca) É.
ALBERTO
Dulce, eu sempre vou te querer muito bem.
DULCE
Não precisa ser sempre. Só por agora mesmo.
ALBERTO
Você quer estipular uma data?
DULCE
Não é o caso. (...) Só não precisa ser pra sempre. Nem tanto assim.

Marisa Fala Sobre Teresópolis


a montanha
porta adentro
a flor
porta adentro
o azul
porta adentro

calam toda
a sua mentira

esse lugar
(o Rio de Janeiro)
é uma grande mentira

domingo, 13 de abril de 2008

Klaus


"Deixei a coisa assumir seu curso. Havia eu, havia Dulce e havia o nosso casamento; uma terceira criatura, inteiramente capaz de se mover por si só. Pelo menos era assim que eu pensava. Eu me censuro essa... distensão... ou distração, como queira... não atentar em miudezas, que agora, em retrospecto, me parecem bem claras. Onde...? Onde que a ausência de Dulce começa a tomar impulso...? Eu vejo cenas... o cigarro apagado na mão direita... um biscoito amanteigado que ela costumava mergulhar no café até empapar... uma frase um gesto um olhar não... nada me parece claro em retrospecto. Eu quase menti agora. Eu estive bem perto de mentir agora. É preciso ter muito cuidado. Suponho que, se eu tivesse vasculhado bem, se eu tivesse me demorado com mais gravidade na nossa vida em comum, eu teria encontrado qualquer indício; então... haveria um jeito... nossos lábios se moveriam durante algumas horas, cheios de pausa, cheios de... cálculo... por detrás das máscaras cirúrgicas, e acabaríamos nos sentenciando mutuamente a mais alguns anos de... nós nos constrangeríamos a mais alguns anos de casamento. O que teria sido muito pior. Muito pior. Mas de uma forma ou de outra, é bastante duro pensar... ela não foi a primeira, mas talvez tenha sido, de fato, a última. Porque essas coisas acontecem. Acontecem esses... limites. A nós. A maior parte de nós."

Estou revisando "Klaus", minha primeira peça. Isso aí em cima é um trecho do monólogo final do protagonista. Foi bastante empolgante trabalhar com esse formato. Como entendo muitopoucoquasenada de teatro, a imaginação correu bem solta, fluxo e jorro o tempo inteiro. Estou quase feliz com o resultado. Me pareceu bastante imediato. Não claro, isso eu não consigo nunca. Mas imediato.

Se alguém estiver interessado em dar uma lida, é só escrever para: monsieur_sereno@yahoo.com.

Confesso que estou curioso pra saber o que diabos foi que eu fiz.

quinta-feira, 3 de abril de 2008

terça-feira, 1 de abril de 2008

Primeira Lição


eu é lírico
tu que é épico

drama: todo dia
na fila da xérox
perto do bebedouro