quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Notas Sobre Uma Peça


Proscênio: o velho doente na poltrona
(estofo frangalhado).
Ao longo do monólogo introdutório é conveniente
brandir uma bengala, ou cajado, contra a platéia,
e que os braços se movimentem obedecendo certa lógica do espasmo
(faux imperioso, jamais caricatural
autoridade em bancarrota
referência: Strindberg, “A Dança da Morte”).

Importante salientar também que sua fala
(dicção antiquada, radiofônica
atentar nos erres)
deve a intervalos mais ou menos regulares
tornar-se ininteligível
pastosamente ininteligível
por conta dos repentes de
extrema dor física.

Direita-palco banhada em luz vermelha
à vinda da enfermeira
(deixa: um espasmo bem forte
faz a bengala, ou cajado, voar longe
esquerda-palco – Marília!)
(a dor torna-se praticamente insuportável
quando ele diz: “pensei que passaria meus
últimos dias
perto de gente
menos cretina.”)

Imprescindível sincronizar
som do porrete atingindo crânio do velho
com cortina
e fanfarra militar (explosão).

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